quinta-feira, 31 de maio de 2012


         Dois pedreiros foram convocados para trabalhar numa mesma obra. O serviço era o mesmo. Cortar pedras em blocos para a construção de uma grande catedral.
         Uma pessoa que ia passando, ao vê-los trabalhar, parou para perguntar o que estavam fazendo.
O primeiro respondeu: Estou cortando pedras em blocos. E o segundo disse: Estou construindo uma grande catedral.
Os dois faziam o mesmo trabalho. Para o primeiro, porém, o trabalho consistia apenas em assentar pedras, porque não via nada além da situação do momento presente. Não considerando que aquele bloco iria fazer parte de uma grande catedral. Já o segundo sentia-se fazendo parte de uma grande obra, porque tinha capacidade de imaginar antecipadamente a obra completa e considerava que o seu trabalho era apenas parte de algo maior.
Concluímos assim, que na vida existem dois tipos de visão: uma ampla e a outra restrita. Uma visão ampla nos leva a encarar situações difíceis de nossa vida como que fazendo parte de um todo. Vendo nelas, portanto, um significado. Desta maneira, nos sentimos mais felizes e seremos capazes de grandes obras. Uma visão restrita, ao contrário, nos faz ver as situações isoladamente sem significado algum. E isso nos torna pessoas amargas e tristes.
A partir de agora, procure ter uma visão ampla de sua vida e você verá que tudo tem um significado. Sua função no mundo não é só cortar pedras em bloco, mas sim construir uma grande catedral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário