quinta-feira, 14 de abril de 2011

A História da Páscoa


A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. É o dia santo mais importante da religião cristã. Naquele dia, cerca de 2000 anos atrás, Deus mostrou seu amor ao homem de uma maneira única e muito importante.


Jesus nasceu de pais judeus, na província romana da Judéia, a terra hoje conhecida como Palestina e Israel. Ele ensinou as pessoas sobre Deus, curou os enfermos, e ajudou as pessoas que estavam solitárias, tristes, e injustiçadas.

Na hora marcada, um dia antes da festa judaica da Páscoa, Jesus partiu para Jerusalém com seus discípulos. 

No dia principal da festa, como Jesus se sentou com seus discípulos durante a ceia, lembrou a seus amigos que logo iria deixá-los. Deu-lhes de beber vinho e comer pão juntos em memória Dele, até o dia que Ele iria comer e beber junto com eles novamente no céu. Quando os cristãos se reúnem na Missa, eles  realizam esta cerimônia, chamada de EUCARISTIA. 

E Jesus foi com seus discípulos a um jardim fora da cidade para rezar antes do calvário, Ele sabia o que estava por vir. Sabendo que o homem foi separado de Deus por causa do seu pecado, Ele se entregou voluntariamente à dor da morte e da separação de Deus, a fim de tomar o nosso castigo em nosso lugar. Foi difícil para ele, mas ele fez isso para que todos pudéssemos conhecer a Deus e estar perto dele, sem nossos erros ficando no caminho. Uma analogia simples é que nós somos como crianças que foram ruins e merecem punição e não o privilégio de ir para o céu. Jesus, porém, é como nosso irmão mais velho que, através da Sua morte, tomou nosso castigo por nós. Ao aceitar o Seu perdão, podemos ser perdoados, uma vida amorosa e feliz Ele quer que nós tenhamos, e estar com Ele no céu depois da morte.


Assim, antes do amanhecer do dia seguinte, os príncipes dos sacerdotes, que por esta altura tinha terminado os seus planos para matar Jesus, enviaram seus guardas para o jardim onde Jesus estava orando e levaram-no cativo.



Um grupo de soldados romanos foi à procura de Jesus, prenderam, bateram muito em Jesus, eles vestiram um manto de púrpura e colocaram uma coroa de espinhos na cabeça dele. Então os soldados levaram Jesus para fora para crucificá-lo, o que significava pregá-lo numa cruz de madeira para ficar pendurado até morrer. Eles fizeram Jesus carregar a Sua cruz enorme até que ele caiu sob o peso dela. Um homem chamado Simão de Cirene ajudou Jesus a carregar a Sua cruz.

Eles o levaram ao topo de uma pequena colina chamada Gólgota, e  o crucificaram ali.




À noite, um homem chamado José de Arimatéia foi ter com Pilatos e pediu o corpo de Jesus. José e outros tiraram o seu corpo da cruz, envolveu-o num lençol, e puseram-no em um sepulcro novo, esculpido em rocha sólida, que José havia comprado para si. Uma enorme pedra foi rolada na entrada do sepulcro, e José e os outros foram embora.


Na madrugada de domingo, várias mulheres que eram seguidoras de Jesus foram ao túmulo. Quando chegaram, viram que a pedra tinha sido rolada para o lado, assim que entraram viram um jovem cujo rosto brilhava e cujas roupas eram brancas como a neve.

O homem com o rosto brilhando disse: "Não tenhais medo. Jesus não está aqui, mas Ele ressuscitou como havia dito.  


 
A partir desta história vem a tradição da Páscoa. Ela começa com Sexta-Feira Santa, que representa o dia em que Jesus morreu na cruz, e termina no Domingo de Páscoa, que é um dia para se regozijar porque Jesus ressuscitou dos mortos. Em Sua morte Ele tirou a barreira da iniquidade que nos separa de Deus e na Sua ressurreição Ele mostrou o seu poder de nos transformar e nos dar a Sua vida nova pelo Espírito Santo. Nós só temos que pedir, e Ele fará tudo isso por nós, porque Ele sofreu, morreu e ressuscitou, só para nós.


Sim, Jesus vive! E isso não é tudo. Ele viverá no coração de quem convida-o a  entrar. Ele vai perdoar os pecados e dar uma nova vida, uma vida de amor e de felicidade que fica melhor e melhor quanto mais se aprende sobre Jesus e seus caminhos através da oração e leitura da Bíblia e de outros cristãos. Ele disse:  
"Eu vim para que tenhais vida", e "A quem o Filho libertar é verdadeiramente livres" (João 10:10, 8:36). 


Jesus, meu super herói!


REFLEXÃO PARA O EVANGELIZADOR: Renovados pelo amor semeado em nós e cientes do pecado que nos ronda, devemos estar cientes de algo maior: Jesus morreu na cruz para nos salvar! Jesus é o Salvador. Não há outro além Dele, nem outro que se aproximou do que Ele fez pela humanidade. Jesus deu a vida pelo erro de todos nós, para que pudéssemos viver livres das amarras do pecado. Eis a boa nova: Jesus foi enviado por Deus para nos salvar! 
Jesus é o filho de Deus. Fruto sublime da mais pura sabedoria e santidade, Jesus é homem, mas também é Deus. Viveu a condição humana, menos o pecado, e a condição divina até o fim. Jesus foi e é um exemplo de ser humano e além de tudo é um exemplo de caridade, amor, sabedoria, santidade, fraternidade, paciência e todas as qualidades que a gramática nos permite dizer.
Jesus carregava consigo a missão que o Pai havia lhe dado: libertar o mundo. Jesus viveu como todos nós, mas Ele conseguiu sempre ir além. Soube viver a humanidade da forma mais divina e a divindade da forma mais humana. Ele soube ir além dos limites. Jesus foi além!
Seguindo a risca a missão que o Pai havia lhe entregado, viveu a dor e o sacrifício até o limite humano, até mais que um ser humano agüentaria. Foi um servo perfeito, não abandonou a obra! O mais importante é saber que Ele fez isso tudo por amor a você. Jesus salvou o mundo porque é um grande herói. Quando Jesus morreu na cruz, Ele deu mais que um voto de confiança para aqueles que ficaram, fez uma aliança eterna com aqueles que decidiram acreditar nele. Nós, que somos fruto do sacrifício de Cristo, da sua luta, devemos fazer jus à esse sacrifício. Cristo deu a vida por nós e devemos também dar a vida por Cristo, se necessário for.

A moeda perdida

A dracma perdida
        
Lucas 15.8-10.

Versículo-chave: "Pois eu digo a vocês que assim também os anjos de Deus se alegrarão por causa de um pecador que se arrepende dos seus pecados."
(Lc 15.10)
Uma moeda perdida pode representar uma grande preocupação para aquele que a perdeu, não é?
Imagina se estamos segurando firme uma  moeda para comprarmos algo que necessitamos tanto e de repente a perdemos (fazer esta demonstração com moedas, deixando uma se perder no chão). 
 Isso realmente nos faz parar e ir atrás dela....e quando a encontramos ...que alegria!!!!(vamos ver quem encontra a moeda que acabei de perder ).
Imagina agora se somos nós esta moeda e de repente começamos a nos distanciar Daquele que é o nosso dono, Daquele que cuida de nós ....Jesus.
Esta parábola tem como aplicação a fidelidade do Senhor, mesmo quando nos distanciamos Dele....seja qual for o motivo..
Lucas 15.8-10 nos ensina que quando uma mulher perde uma moeda, mesmo tendo dez moedas, ela varre a casa, a procura de toda maneira até a encontar e quando a encontra, reúne as amigas e vizinhas, dizendo: "Alegrai-vos comigo, porque achei a dracma que eu tinha perdido". Mas este texto de Lucas também nos ensina que quando  um pecador se arrenpende há júbilo diante dos anjos de Deus. Precisamos entender que quando somos a dracma perdida, precisamos voltar para nosso Dono. Ele é fiel e se alegrará com nosso retorno.
Ele representa a lâmpada que guia nossos passos, a luz que ilumina o nosso caminho.. e se continuarmos perdidos...como veremos a luz?Como acharemos o caminho se estamos distante de Jesus?
Vejam bem, crianças...imaginem agora se nesta sala falta luz? Alguém vai ver alguma coisa ou ficará tudo escuro?
Vamos experimentar? ( podemos apagar a luz da sala por um segundo apenas para demonstrar).
Não vimos nada, não é? Assim é a vida daquele que está distante de Jesus. Tudo fica escuro, triste, e muita vezes ficamos com medo de tudo..de qualquer coisa....porque não estamos olhando para Jesus, estamos apenas olhando para o escuro..
Mas o Senhor é tão fiel que quando voltamos para Ele...seus anjos fazem festa no céu.
E como podemos voltar para Jesus quando estamos perdidos? A resposta é apenas uma: oração..precisamos pedir ao Senhor perdão pelos nossos pecados e dizer a Ele o quanto precisamos Dele conosco, o quanto queremos andar junto Dele.
E quando nos entregamos em oração para o Senhor a luz se acende...(nesta hora podemos mais uma vez apagar a luz e acender uma lanterna para melhor demonstração).
E com esta luz podemos caminhar até mesmo se estiver tudo escuro, sabia?
Muitas vezes estamos passando por problemas sérios que nos fazem crer estarmos no meio de uma escuridão enorme, problemas em casa, na escola, qualquer coisa que nos deixe muito triste pode representar um caminho escuro que estamos seguindo, mas se orarmos a Deus poderemos caminhar nesta escuridão seguindo a luz que Ele nos dá. A palavra de Deus é lâmpada para guiar nossos passos. Por isso devemos seguir o que nos diz a Bíblia, por isso devemos orar ao Senhor...porque precisamos desta lâmpada em nossos caminhos.

Vamos orar?

Senhor, pedimos perdão por nossos pecados e declaramos o quanto queremos andar junto de Ti.
Nos guie pelos caminhos que percorremos, nos dê livramento e tenha misericórdia de nós.
Precisamos de Ti, Senhor. Não queremos ficar perdidos.
Que sua palavra seja lâmpada para nossos pés e que encontremos na Bíblia respostas para nossas vidas.
Amém.

Declare a Jesus:Preciso de Ti

Senhor, eu declaro: Preciso de Ti

Quantos aqui podem dizer que precisam muito de algo para viver bem?
Para ficarmos limpos, bem cheirosos, precisamos tomar banho todos os dias, não é?
E para ficarmos fortes, saudáveis, precisamos de que? De comer bem, nos alimentar direitinho.
Precisamos ir à escola, estudar, para aprendermos a ler, escrever, a falar bem , fazer contas.
Para termos dias mais felizes como criança, também precisamos de algo muito importante, e que é um direito de cada criança. Sabe qual é? Brincar. Sim, precisamos brincar.
Para estarmos em comunhão com nossos irmãos em Cristo, precisamos ir à Igreja.
Então se fazemos tudo isso, do que mais precisamos??
Na verdade nada disso tem valor se não temos Jesus em nossas vidas.
Precisamos acima de tudo ter Jesus.
E devemos sempre falar isso para Ele em nossas orações.
A Bíblia ensina que primeiro devemos buscar a Jesus e depois, todas as outras coisas nos serão acrescentadas. Isso não significa que você vai deixar de tomar banho, comer, ir a escola, brincar, mas como tudo tem sua hora, também devemos separar um momento do nosso dia para declararmos ao Senhor que precisamos Dele.
Esse momento de oração é alimento para nossa vida com Deus. É um momento sagrado, onde com humildade diremos ao Senhor que sem Ele não somos ninguém.
Para Deus o que importa mesmo é que você esteja na presença Dele.
Em 2 Coríntios 5.17 aprendemos que “Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo”. Isso mostra que passamos a ter uma vida nova.
Quando oramos e nos arrependemos de nossos pecados, Jesus limpa nosso coração do pecado e nos deixa com o coração limpo novamente.
Por isso, assim como você toma banho todo dia, come todo dia, vai à escola, brinca, estuda, você também deve declarar a Jesus que precisa Dele. Todos os dias.

Torre de Babel

Gênesis 11.1-9

A torre de Babel

Após o grande dilúvio, Noé teve netos e bisnetos. Muitos deles se estabeleceram na terra da  Babilônia.
O povo daquele lugar começou a planejar a construção de uma grande cidade, com uma torre muito alta que chegasse até o céu. Eles queriam que a torre mostrasse a todo mundo como eles eram poderosos.

Então eles disserram: "Vamos construir uma cidade e uma torre. Seremos famosos, e não nos separaremos uns dos outros, a torre nos manterá unidos para sempre".
Assim, começaram a preparar tijolos de barro e foram construindo a torre.

Isso foi uma desobediência direta às ordens de Deus para que se espalhassem e povoassem a terra. Além do mais, a torre que planejavam construir seria um lugar de adoração ao Sol, à Lua e às estrelas. Eles decidiram adorar a criação e não o Criador.Mas Deus viu tudo o que eles estavam fazendo. Ele viu o quanto aqueles homens eram orgulhosos, e não gostou nada daquilo.Deus queria que os homens se lembrassem quão grande Ele é.
Aí Deus falou:"O povo é um só, e todos falam a mesma língua; assim, podem fazer tudo o que quiserem. Vamos descer e confundir suas palavras; assim um não vai entender o que o outro está dizendo".

Até aquela época, todas as pessoas falavam a mesma língua.De repente, Deus fez com que eles falassem línguas diferentes.Eles não conseguiram mais entender uns aos outros. Assim, o seu projeto de construção teve que ser interrompido.
E foi o que o Senhor fez, e a construção parou.

As pessoas espalharam-se por muitas regiões, vivendo em grupos que falavam a mesma língua.
A cidade onde estiveram construindo recebeu o nome de Babel, que quer dizer "confusão", porque ali Deus confundiu a língua dos homens.
Deus criou diferentes idiomas, obrigando o povo a se espalhar pela terra.

Devemos "construir" com Jesus. Devemos pedir sempre a Ele que nos oriente e nos abençoe em nossos projetos.

Fornalha ardente



Daniel 1.2 e 3

Daniel tinha 3 amigos que se chamavam Sadraque, Mesaque e Abednego.
Esses jovens teriam que participar de um programa de 3 meses para se tornarem líderes na Babilônia.
Receberam um treinamento muito bom para isso, assim como a melhor alimentação.
Mas Daniel fez um pedido ao seu instrutor. Na verdade ele queria mudar aquela alimentação por vegetais e água. Ele não queria comer uma comida pesada e ficar tomando vinho.
Então, ele falou:
- Gostaria de fazer uma experiência por 10 dias, eu e meus amigos. Nos alimentaremos apenas de vegetais e água.


Assim foi feito.Quando passaram os 10 dias, Daniel e seus amigos pareciam ainda mais saudáveis.
Nenhum dos outros jovens que estavam naquele treinamento de líderes parecia tão saudável quanto Daniel e seus amigos.
Então a dieta deles foi mantida.

Com o treinamento, aqueles 4 jovens foram aprendendo e logo ficaram muitos sábios.
Daniel possuía uma habilidade muito especial.
Sabe qual era?
Ele interpretava sonhos!!!
Quando o treinamento acabou os 4 jovens foram levados até o rei Nabucodonosor.
O rei logo percebeu que Daniel e seus amigos eram muitos sábios. E eles passaram a ser conselheiros do rei.
Mas numa noite o rei acordou assustado com um sonho que tivera. Mas o rei não conseguia se lembrar do sonho.
Alguns outros conselheiros do rei não conseguiram dizer a ele o que tinha sonhado e muito menos interpretar o sonho esquecido. Então ele ordenou que fossem executados.
Daniel orou a Deus pedindo sabedoria e foi ao encontro do rei.
Lá Daniel contou ao rei sobre seu sonho e disse que significava seu próprio reino acabando e que outro reino passaria a existir. Mas que esse novo reino não teria fim.
Tempos depois, o rei Nabucodonosor mandou construir uma enorme estátua e ordenou que todos se curvassem diante dela. Mas os amigos de Daniel se recusaram, pois sabiam que deveriam se curvar apenas diante de Deus e nunca diante de uma estátua.
Então, o rei disse:
- Aqueles que não se curvarem diante da estátua serão jogados numa fornalha ardente!!!!!!!!

Mas vocês acham que aqueles 3 amigos de Daniel obedeceram?
Não!!!Não obedeceram ao rei, pois sabiam que somente deveriam  obedecer a Deus.
O rei, então, mandou que fosse preparada uma fornalha ardente e que Sadraque, Mesaque e Abednego fossem jogados lá dentro.

Mas Deus foi fiel a eles, e quando jogados na fornalha, eles não queimaram no fogo.E mais, lá dentro se podia ver mais um homem!!!!!
Além dos 3 amigos de Daniel, havia mais um homem?
Mas como pode ser???
Então o rei compreendeu que Deus tinha salvo a vida deles e estava com eles lá dentro.

Nabucodonosor os promoveu a altos cargos dentro do reino e ordenou que o povo adorasse ao Deus deles.

Que maravilha, não é? Como Deus foi fiel àqueles que não o desobedeceram!!!!!!


Aplicação:
SABER que somente Deus merece sua adoração
SENTIR determinação de obedecer a Deus
RESPONDER adorando a Deus através de sua obediência
Lembre-se..  ADORAMOS A DEUS QUANDO RECUSAMOS FAZER COISAS ERRADAS.